Agricultores familiares de Cruz das Almas fornecem mais de 21 toneladas de produtos para o PAA

Cerca de 30 famílias de agricultores familiares de Cruz das Almas forneceram mais de 21 toneladas de produtos para o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA - DIRETO). A ação foi organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), e tem o objetivo de garantir segurança alimentar e nutricional para mais de 300 famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Com produtos como feijão, farinha, frutas, amendoim, temperos, entre outros, a equipe vai preparar as cestas de alimentos para a distribuição. “Essa é a primeira compra do PAA - DIRETO executada pela gestão municipal. A ideia é dar mais oportunidades e valorizar os produtores rurais do Município e abastecer as famílias carentes com alimentos saudáveis e de qualidade”, afirma o prefeito Ednaldo Ribeiro.

Os agricultores beneficiados são das comunidades da Tiririca, Umbaubeira, Araçá, Caminhoá, Lagoa do Cedro, Tapera, Corta Jaca, Tuá, Combê, Tintureiro e Engenho de São João. O PAA – DIRETO incentiva a produção e estimula o ciclo de comercialização local. “A gente fomenta a agricultura local comprando produtos a preço de prateleira diretamente na casa do produtor. Isso incentiva os agricultores a produzir mais e contribui com a renda das comunidades”, explica o titular da SEAMA, Leone Ricardo.

O programa conta com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania (MC), para a Inclusão Produtiva Rural das famílias mais pobres. Além disso, O PAA também tem parceria com associações rurais do Município e com o Governo do Estado, através das secretarias Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).