Prefeitura realiza feira de adoção de animais na Praça Senador Temistocles

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seama) está realizando uma Feira de Adoção de animais nesta sexta-feira (04) e no sábado (05). Ao todo, a ação Me Leve Para Casa procura um lar para cerca de 30 bichinhos, entre cães e gatos.

De acordo com o secretário titular da pasta, Leone Ricardo, os pets que estão para adoção foram abandonados nas ruas e alguns foram resgatados pelo SAMU Pet. “Os animais são uma ótima companhia, principalmente nesse tempo de pandemia. Nosso esforço é para que eles encontrem um lar em que sejam acolhidos com todo amor e cuidado”, afirma.

O prefeito Ednaldo Ribeiro ressalta que essa ação faz parte de um conjunto de políticas em favor da causa animal. "Em poucos meses já colocamos o SAMU Pet em operação e iniciamos a construção de um centro de acolhimento para cães e gatos em situação de vulnerabilidade. Nossa ideia é continuar realizando essa feira em outros momentos do ano", destaca.

ONGs e protetores da cidade também levaram animais resgatados para a realização da feira. Todos já estão vermifugados e a Prefeitura garante a vacinação e castração gratuita a partir dos seis meses de idade. Além disso, os pets recebem um microchip de identificação no momento da adoção, com informações sobre o animal e seu tutor.

Segundo a veterinária Luana Correia, a feira é uma importante ferramenta de controle populacional no município. “Temos muitos animais abandonados em Cruz das Almas. Essa é uma forma de destina-los a um lar responsável e seguro, com água, comida e abrigo”, explica.

Na feira de adoção, a Seama também está distribuindo centenas de mudas nativas da Mata Atlântica e outras exóticas. Há plantas das espécies mogno brasileiro, pata de vaca, oiti, ipê verde, pau-brasil, sibipiruna, ingá, escova-de-garrafa e felícia.

No sábado (05), a feira será realizada das 8h até às 14h. Para adotar um cãozinho ou um gatinho, o interessado deve ir até o local da feira, na Praça Senador Temístocles, em frente à Prefeitura, e apresentar documento com foto e comprovante de residência. No momento da adoção, o tutor passará por uma entrevista com a veterinária e assinará um termo de responsabilidade.