Março Mulher: Elas em destaque

No comando da Controladoria Geral do Município, Martha Simone Miranda busca manter uma rotina bem definida de atividades, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. O seu dia começa logo cedo, com uma sessão de ioga em casa às 7h, para ajudar no alongamento do corpo e na organização dos pensamentos.

Para ela, os exercícios físicos sempre foram importantes no seu desempenho profissional. “Gosto de praticar esportes e levar uma vida mais natural. Atualmente, faço ioga, caminhada e pilates. Os exercícios, principalmente a ioga, me ajudam na concentração, na memória e na dedicação. O cuidado com o corpo e a mente é a nossa poupança de saúde”, revela.

Graduada em Secretariado Executivo e Ciências Contábeis, Simone tem quase 10 anos de experiência como Controladora. O trabalho é minucioso e exige bastante atenção no acompanhamento das atividades do Governo, para garantir a correta gestão dos recursos e a eficácia operacional de acordo com as normas legais.

“A Controladoria não é subordinada a nenhuma secretaria. Aqui que verificamos tudo e cobramos para que os atos do Poder Executivo estejam dentro da regularidade. É um trabalho preventivo para resguardar o Município e o Prefeito de qualquer contratempo”, explica.

Devido à alta complexidade do cargo, ela continua investindo em qualificação. São mais de 20 cursos, seminários e congressos na sua área de atuação, além de uma pós-graduação em Gestão Pública Municipal. Incansável, Simone admite que é apaixonada pelo que faz e, por isso, sempre está se atualizando para oferecer um resultado cada vez mais primoroso.

“Apesar de ser uma função exigente, eu amo o meu trabalho. As pessoas não tem noção da responsabilidade e da importância da Controladoria. Temos que prezar pelo que é correto em todas as atividades da Gestão para que não aconteçam penalizações por conta de erros”, ressalta.

Nascida no pequeno povoado de Olho d’Água do Cruzeiro, município de Iramaia, na Chapada Diamantina, Simone tem uma família grande. A relação com seus 15 irmãos sempre foi boa, mas ela precisou aprender desde cedo a ser uma mulher independente para conseguir alcançar seus objetivos.

Em 1988, ela se casou e passou a morar em Cruz das Almas. Hoje, com 33 anos de casada, tem duas filhas e um amado neto de três anos. “Família é tudo na minha vida. É o meu porto seguro. Meus pais eram muito unidos e foram exemplos para mim na educação de minhas filhas. Minha maior gratidão é ouvir as pessoas elogiarem elas. Ter esse retorno positivo me dá muito orgulho”, conta.

Para Simone, as últimas décadas trouxeram avanços nas pautas das mulheres, porém há muito para melhorar. Ela acrescenta que ainda acontecem muitas agressões e falta de respeito contra as mulheres, tanto na vida pessoal quanto no mercado de trabalho. Por isso, a luta pela valorização profissional e dignidade de todas precisa continuar.

Contudo, a Controladora demonstra satisfação com a participação feminina no comando de vários setores do Governo atual. Nunca tantas mulheres estiveram em destaque no município de Cruz das Almas. Ao todo, são sete pastas comandadas por elas, cada uma com formação e qualificação dentro de suas áreas.

“Essa gestão foi a que mais deu reconhecimento para as mulheres nos cargos de decisão. Agora, temos uma representatividade muito maior na administração pública e ainda queremos mais. Com certeza, a mulher tem muito a contribuir em todas as áreas do governo”, analisa.