Março Mulher: Elas em destaque

Ter o afeto como solução para a educação. Esse é o princípio que guia a trajetória profissional da pedagoga Geisa Novaes, inspirada pelo escritor paulista Gabriel Chalita. A Secretária de Educação de Cruz das Almas confia no amor e na acolhida para alcançar resultados melhores no ensino do município.

Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, ela acredita que é possível enfrentar preconceitos e trabalhar o afeto junto aos alunos quando se estabelece uma colaboração entre escola, família e comunidade. Assim, o sistema educacional torna-se meio de debate e superação de questões sensíveis, como o machismo, o racismo e a discriminação religiosa, por exemplo.

Como boa parte da população brasileira, Geisa enfrentou barreiras por ser uma mulher negra. Porém, as pedras que encontrou pelo caminho tornaram-se degraus na escada do seu crescimento profissional. Por isso, a secretária entende a importância de ter uma educação acolhedora e que enfrente todo tipo de intolerância.

Para ela, a educação tem um papel fundamental na formação do cidadão e esse aspecto deve ser trabalhado desde cedo. “A escola está para ensinar conteúdos, mas os valores também são adquiridos da família. É preciso começar a trabalhar o respeito ao outro já na primeira infância, alfabetizando esses alunos e mostrando os valores em parceria com o núcleo familiar”, explica.

Assim, a escola torna-se um lugar de discussão sobre as desigualdades de gênero, já que a figura feminina no ambiente de ensino é predominante. Elas estão na maioria das funções dentro das unidades. São professoras, diretoras, merendeiras, secretárias, serviços gerais. “Acredito que o olhar feminino na educação traz um conjunto de sentimentos, voltado aos mínimos detalhes”, destaca a secretária, que também é professora do quadro efetivo do município.

O desafio é que os estudantes e a sociedade aprendam a aceitar que as mulheres podem ocupar espaços de poder em outros lugares. Por isso, ainda é importante buscar a valorização da mulher em todas suas potencialidades. “As mulheres são donas de si. Cada uma de nós tem o direito de ser protagonista de nossa própria história. Temos potencial e podemos ser melhores a cada dia”, ressalta Geisa.

Nesse contexto, Cruz das Almas teve avanços importantes na inclusão feminina em cargos e espaços de poder. Na administração municipal, as mulheres conquistaram duas pastas a mais em relação à gestão anterior. Ao todo, são sete cargos da linha de frente do Governo comandados por elas. Geisa considera que é importante essa representatividade, já que sexo ou gênero não são medidores da capacidade profissional.

A secretária avalia que, a partir de agora, haverá cada vez mais espaço e a causa feminina poderá avançar no município com o apoio da Prefeitura. “O governo atual trouxe as mulheres para o poder no primeiro escalão. Quase metade dos cargos é composta por mulheres de diferentes áreas sociais. Mulheres da periferia, mulheres negras, mulheres que estão buscando seu espaço. Isso demonstra o reconhecimento da nova gestão com relação às mulheres”, destaca.

Entretanto, mesmo com os avanços, o desafio de mostrar para a sociedade a importância de valorizar o potencial das mulheres continua. Por isso, ações como o Março Mulher devem ser apoiadas e as vozes femininas precisam ser ouvidas e ampliadas. “É um dia de cada vez. Vamos enfrentar qualquer adversidade que surgir com muito trabalho, garra e toda a dedicação que nós temos”, garante Geisa.