Março Mulher: Elas em destaque

A paixão pela política já estava no coração de Gabriela Santana de Oliveira desde cedo. Quando tinha 18 anos, a jovem assumiu seu primeiro cargo no setor público: foi assessora especial do Presidente da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas. Hoje, aos 26, é a nova titular da pasta da Secretaria de Administração do município.

Formada em Direito e com pós-graduação em andamento na área do Direito Público, Gabriela encontrou seu propósito de vida no trabalho pela melhoria da cidade. Para ela, as mulheres conquistaram seu espaço no Governo atual por merecimento e por terem as qualificações necessárias.

“A nova gestão mostrou que as mulheres estão ali pelas competências delas. É uma conquista sim. Elas estão nesses cargos porque têm capacidade e são qualificadas o suficiente para comandar e contribuir com o serviço público”, explica.

Apesar de ser reservada e cautelosa com o que fala, a secretária avalia que muito do preconceito contra a mulher no mercado de trabalho ficou para trás. Ela não esconde os desafios que encontrou ao assumir um cargo no primeiro escalão do Governo, mas entende o processo de amadurecimento da sociedade.

“Algumas pessoas ainda têm preconceito, mas acredito que avançamos nessa discussão. Eu mesma não sofri discriminação por ser mulher, mas fui questionada por ser mais nova e estar assumindo essa pasta tão importante”, revela.

Segundo a secretária, a finalidade da Administração é garantir o pleno funcionamento da gestão, para que as atividades sejam realizadas com agilidade. Além disso, é preciso ter foco na excelência em cada setor por meio de um bom relacionamento com todos os servidores da Prefeitura.

No comando da pasta, ela espera contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos à população. Uma de suas prioridades é fortalecer a atuação da Guarda Municipal. O órgão iniciou um trabalho mais intensivo de rondas, auxiliando na fiscalização do cumprimento de medidas contra a disseminação do coronavírus e também dando apoio às demandas de outras pastas.

Gabriela é apaixonada por Cruz das Almas e afirma que não tem desejo de morar em outro lugar, pois a localização da cidade é privilegiada e há muitas possibilidades de desenvolvimento na região. Filha única, ela sempre morou com a mãe e a avó no bairro Ana Lúcia.

A família é repleta de mulheres independentes e trabalhadoras, que se tornaram bem-sucedidas na vida profissional com bastante estudo e dedicação. Foram elas que a inspiraram a ser destemida, sempre com coragem para superar qualquer dificuldade e buscar seu espaço por mérito de seu próprio esforço.