Escolas municipais voltaram às aulas com ensino remoto nesta segunda (8)

As aulas nas escolas públicas municipais de Cruz das Almas começaram nesta segunda-feira (8) com ensino remoto, que é necessário por conta da pandemia do covid-19. A Secretaria de Educação determinou a aplicação de aulas à distância para garantir a segurança dos alunos e familiares e também dos colaboradores. De acordo com o planejamento, o ano letivo de 2021 terminará no dia 15 de dezembro e terá aulas em alguns sábados.

A secretária da pasta, Geisa Novaes, ressalta que o retorno do ensino presencial ainda depende de um cenário mais seguro em relação à disseminação do coronavírus. “Esse momento está sendo um desafio para todos. Estamos empenhados em garantir a qualidade do aprendizado mesmo com todas as adversidades. Confiamos que vamos superar esse período e em breve voltaremos às aulas presenciais nas escolas”, analisa.

Por enquanto, devido ao decreto do Governo do Estado não será possível nenhum tipo de aula presencial, mesmo com quantidade reduzida por turma. Ao todo, a rede municipal de ensino conta com 49 escolas, da Educação Infantil até o Ensino Fundamental II.

Agora, as escolas se tornam ambientes virtuais de aprendizagem através de plataformas como Google Classroom, Zoom, Google Meet, Youtube e até WhatsApp. As interações entre os colegas de classe e os docentes serão apenas nesses espaços digitais, com fórum de discussões online e grupos em redes sociais. Os professores também poderão gravar suas aulas previamente para disponibilizar aos estudantes.

Com o Google Classroom e as demais plataformas, os alunos poderão acessar os arquivos de cada disciplina e tirar dúvidas sobre as atividades propostas pelos professores. Já os grupos no WhatsApp têm o objetivo de facilitar a comunicação entre pais, estudantes e as instituições de ensino.

Apesar disso, as unidades de ensino deverão preparar apostilas com os conteúdos e exercícios para os estudantes que não têm acesso à internet. Esses alunos poderão ir até a escola em que estão matriculados para pegar as atividades impressas. A ideia é que os discentes façam em suas casas as atividades elaboradas por seus professores e depois devolvam às escolas para o acompanhamento do aprendizado.