Prefeitura toma medidas para evitar novos focos de incêndio na Mata de Cazuzinha

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente anunciou medidas para conter o surgimento de novos focos de incêndio na Mata de Cazuzinha. Em caráter emergencial, a Seama restringiu o acesso à mata e está monitorando diariamente o espaço com a ajuda da Guarda Municipal. A equipe está divida em turnos, com dois guardas durante o dia e três no período noturno.

Haverá patrulhamento 24 horas por dia até terça-feira. Caso seja necessário, a ação poderá continuar nas próximas semanas para afastar a possibilidade de um novo incêndio. A intenção da Seama é criar uma Guarda Ambiental, que seria um destacamento da Guarda Municipal especializado na proteção da mata.

Estima-se que as queimadas dos últimos dias atingiram 1000m² da Mata de Cazuzinha. “As pessoas devem ter cuidado. Devido ao tempo seco, colocar fogo próximo à vegetação pode causar um incêndio e, eventualmente, atingir moradias no entorno, sendo um risco para a população”, alerta o secretário da pasta, Leone Ricardo.

Na próxima semana, a Seama vai solicitar uma reunião com a Embrapa e a UFRB para juntas cooperarem na criação de uma brigada de incêndio interinstitucional. Além disso, o Governo Municipal irá propor uma audiência com o governador para tratar da instalação de um grupamento do Corpo de Bombeiros em Cruz das Almas.