Cruz das Almas-BA

Focos de incêndios na Mata de Cazuzinha surpreende a população

IMG

No final da tarde desta quarta-feira (03) os moradores da cidade de Cruz das Almas foram pegos de surpresa por um incêndio na Mata de Cazuzinha, um fragmento da Mata Atlântica localizado no Recôncavo Baiano. 

Segundo moradores que estavam no local, haviam cerca de dez focos de incêndios dentro da mata, o que levou a crer que o incêndio foi proposital. O incêndio começou por volta das 15h30 e a equipe conseguiu conter o fogo em torno de 5h da manhã e, segundo a engenheira Karolina Oliveira, foram atingidos cerca de 100m em extensão da área de mata, mas a equipe está calculando a área total afetada.

Assim que ficaram sabendo da situação a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente chegou ao local, seguidos do prefeito Ednaldo Ribeiro e do vice André Eloy. Além deles, alguns secretários também presenciaram o momento com o intuito de ajudar a controlar o incêndio. 

“A boa notícia é que conseguimos controlar o fogo e salvar a nossa mata, mas ainda precisamos investigar o foco desse incêndio, o que causou tudo isso e, assim, evitar que aconteça de novo”, declarou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Leone Ricardo. 

Os moradores que estavam na região lutaram pra controlar o fogo com baldes de água junto com a equipe de Bombeiros Civis, até a chegada do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio de Jesus, cerca de uma hora depois da chamada. A equipe contou com apoio do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana e da Brigada de Incêndio da Ermo Tabarama. 

Segundo o prefeito Ednaldo Ribeiro, essa é uma grande motivação para que seja implantado um Corpo de Bombeiros na cidade de Cruz das Almas, para que situações como essas sejam resolvidas em tempo hábil. 

“A Mata de Cazuzinha é uma grande riqueza da nossa cidade e precisamos preservar, o que aconteceu hoje é muito triste e faz com que a indicação do Deputado Pedro Tavares para a implantação do Corpo de Bombeiros na nossa cidade seja atendida com urgência”, declarou o Prefeito. 

De acordo com o Bombeiro Soares que esteve no local durante toda a ação, será necessário fazer o monitoramento da área durante os próximos dias, para evitar que o fogo volte a crescer. “Esse é o primeiro incêndio que acontece na Mata nessas proporções. Hoje e amanhã teremos que continuar fazendo esse trabalho de rescaldo, jogando água nos pequenos focos”, afirmou o Bombeiro. 

Cruz das Almas conta com um total de 15 Bombeiro Civis, mas esses profissionais precisam do apoio do Corpo de Bombeiro de outras cidades para entrar em ação. A equipe da cidade de Santo Antônio, por exemplo, atende a 33 cidades, o que seria facilitado com a implantação de uma brigada na cidade de Cruz das Almas.


Compartilhe: