Cruz das Almas está se tornando cada dia mais digital! Depois do Projeto Conectividade, que vai levar internet para as Unidades de Saúde que ainda não tem e implantar o Prontuário Eletrônico do Cidadão. Agora chegou a vez da educação dar mais um passo em direção a era digital.
Nessa segunda-feira (08) daremos início as matriculas das instituições municipais e do EJA e o diferencial desse ano é que os responsáveis pelo aluno poderão realizar a matrícula online, acessando ao site da plataforma do SGE (Sistema de Gestão Escolar).
Esse é um grande passo para a nossa cidade, pois com essa nova adesão estaremos acabando com as filas desumanas que ficavam em frente aos colégios por dias e dias, declarou o Prefeito Ednaldo Ribeiro.
Para organizar melhor o cronograma de acesso, a Secretaria de Educação informou que as datas de matriculas serão dividas de acordo com as séries disponíveis. No dia 08 de fevereiro, serão realizadas as matriculas da Educação Infantil, no dia 09 e 10 de fevereiro é a vez dos alunos do Ensino Fundamental I (1 ao 5 ano) e EJA (1 a 4 série) e, por fim, nos dias 11 e 12 de fevereiro serão realizadas as matrículas dos alunos do Fundamental II (6 ao 9 ano).
Apesar das matrículas estarem divididas por dias, caso você não consiga efetuar a matrícula do seu filho no dia marcado, não tem problema, você poderá tentar no dia seguinte. O importante é realizar essa matricula dentro do prazo! Estamos organizando todo um aparato tecnológico para oferecer suporte a população, mas enfatizo que é importante que todos tentem fazer a matricula de casa, e aqueles que não tem acesso à internet podem procurar uma unidade de ensino próxima, afirmou a Secretaria Geisa.
Como irá acontecer a matricula?
Passo 1: Acessar o site www.cruzdasalmas.ba.gov.br e clicar no banner MATRICULA 2021
Passo 2: Preencher as informações do responsável pelo aluno
Passo 3: Preencher os dados dos alunos
Passo 4: Escolher a unidade de ensino
Com todos os dados cadastrados e a unidade de ensino escolhida, o aluno já terá realizado a pré matricula, que será confirmada após apresentação de todos os documentos originais na escola escolhida, quando for solicitado. Os casos excepcionais ou omissos serão resolvidos pela Secretaria de Educação.
Vale ressaltar que todas as unidades escolares, a Biblioteca Municipal e a Secretaria de Educação servirão de ponto de acesso para a realização das matrículas, caso os responsáveis não tenham acesso à internet. Além disso, o sistema de matricula oferece três opções de escolas, que podem ser escolhidas de acordo com a preferência do aluno e o número de vagas.
Serão ofertadas um total de 4.582 vagas, sendo que 2.463 são em escolas da zona urbana e 2.119 nas escolas da zona rural