PREFEITURA DE CRUZ DAS ALMAS REALIZA ENCERRAMENTO DA FASE FORMATIVA DO PROJETO TABULEIROS

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, realizou na manhã desta quinta-feira (18), o encerramento da fase formativa do Projeto Tabuleiros. Duas oficinas aconteceram para os participantes do projeto, a de turbante e de reaproveitamento do azeite para produção de sabão, tendo como público alvo as baianas e os baianos de acarajé da cidade. “Nós estamos resgatando, construindo e falando para a cidade a importância do trabalho que essas mulheres e homens desenvolvem como baianas e baianos de acarajé”, disse o secretário Pablo Rezende.

Angelimar Trindade Sousa, representante da Associação Nacional de Baianas de Acarajés, esteve presente no evento realizando a oficina de reaproveitamento do azeite para produção de sabão. “O objetivo é conscientizar as baianas sobre o uso adequado do óleo e azeite de dendê usado, pois muitas por falta de conhecimento não faziam o descarte correto. Esse óleo pode ser utilizado na fabricação de sabão em pedra e usado na higiene da casa e outras atividades”, revelou.

Participante do Projeto Tabuleiros e baiana de acarajé em Cruz das Almas, Gal afirmou que as oficinas são bastante proveitosas. “O projeto para a gente é muito bom, pois só vem acrescentar em termos de higienização, comercialização”. “Para mim as oficinas estão sendo produtivas. É muito bom essa oportunidade que a prefeitura está nos dando como baiana de nos especializamos em nossa profissão e na aquisição de conhecimento”, disse a baiana Joelma. Os tabuleiros serão entregues ainda este ano para as baianas que forem selecionadas no projeto.

Texto: Diego Azevedo | ASCOM
Fotos: Cristiano Peixoto e Paulo Galvão Filho | ASCOM