Cruz das Almas-BA

Prefeitura de Cruz articula criação de rede de apoio às mulheres vítimas de violência

Autor: Secom - 05/08/2025 às 12:17:39
IMG

Com o objetivo de fortalecer o combate à violência contra a mulher, a Prefeitura de Cruz, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, deu um passo importante para a criação de uma rede de apoio integrada no município. A proposta foi discutida durante reunião nesta segunda-feira (04) com representantes da Justiça.

A iniciativa visa articular ações entre os poderes, com Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), a Polícia Militar, o Ministério Público da Bahia (MPBA) e o Judiciário, promovendo uma atuação conjunta no acolhimento e na proteção de mulheres vítimas de violência.

Participaram da reunião o juiz diretor do Fórum da Comarca de Cruz das Almas, Renato Alves Pimenta, o promotor de Justiça José Reis Neto e a secretária municipal de Políticas Especiais, Nádia Moura. Um dos principais pontos discutidos foi a implantação de uma medida alternativa para os agressores que inclua acompanhamento psicossocial com prazo determinado, durante o qual os autores de violência receberão orientações para evitar a reincidência.

“Com essa rede, será possível levantar estatísticas e dados concretos sobre os índices de violência no nosso município. Além disso, as mulheres passam a contar com o apoio direto do CRAM, maior agilidade na formalização das denúncias junto ao Ministério Público e celeridade na tramitação dos processos judiciais”, destacou Nádia.

Entre outras ações em debate estão a criação de um aplicativo integrado com funcionamento 24 horas, em parceria com os órgãos envolvidos, e a implementação de um fundo municipal de amparo à mulher vítima de violência.


Compartilhe: