Nesta sexta-feira (11), as vozes das mulheres de Cruz das Almas se uniram para transformar a realidade na 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Com o tema "Mulheres nos espaços de poder e decisão", elas se reuniram para refletir, compartilhar vivências e discutir propostas para fortalecer e ampliar as políticas públicas voltadas à população feminina.
A programação contou rodas de conversa e palestras temáticas em quatro eixos centrais: emocional, empreendedorismo feminino, representação da mulher e enfrentamento e prevenção da violência contra a mulher, além da eleição das delegadas que vão representar o Município nas próximas etapas. Agora, as propostas e diretrizes discutidas durante o evento serão encaminhadas para compor as conferências estadual e nacional.
Promovida pela Prefeitura de Cruz, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, a conferência é um espaço de escuta, articulação e participação democrática para promover o avanço dos direitos das mulheres e garantir representatividade nas decisões que impactam suas vidas. "As mulheres são maioria em nossa cidade e também precisam ocupar espaços de decisão. Esse momento é importante para mostrar que temos voz para lutar pelos nossos direitos", comentou a secretária titular da pasta, Nádia Moura.
As palestras foram conduzidas pela neuropsicopedagoga Míriam Paz, que falou sobre empoderamento feminino, a educadora Jucinalva Bastos, que compartilhou sua trajetória na educação, Isabela Conde, da ONG Ampara Mulher, trouxe um depoimento sobre violência doméstica e o psicólogo Fábio Ribas encerrou com uma fala de motivação.