Nesta quarta-feira (09), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) elegeu a nova mesa diretora e a composição para o biênio 2025-2027. Realizada pela Prefeitura de Cruz, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, a assembleia aconteceu na Biblioteca Municipal reunindo o colegiado do órgão para a escolha dos 12 membros titulares e igual número de suplentes.
A nova mesa diretora eleita tem como presidente Almerinda Queiroz de Santana, vice-presidente Reinan Santos e secretária Manuela de Souza Conceição Mota, que tomaram posse na reunião. De caráter consultivo e deliberativo, o Compir é composto por seis representantes do Poder Público e outros seis da Sociedade Civil com atuação na defesa dos direitos raciais em Cruz das Almas.
Segundo a secretária de Políticas Especiais, Nádia Moura, o Compir tem papel fundamental nas políticas públicas de promoção da igualdade racial na cidade e no combate ao racismo. "É um órgão com protagonismo da população negra e membros que representam movimentos sociais, incluindo o movimento negro e de matriz africana. Essa eleição marca o início das próximas etapas, que incluem a realização da pré-conferência e da conferência sobre reparação racial", explicou a titular da pasta.
O objetivo do órgão é promover a inclusão social dos afrodescendentes, resgatando sua cultura e eliminando preconceitos, através de políticas e ações. Entre as entidades e grupos presentes no conselho estão a Associação de Mulheres Empreendedoras da Agricultura Familiar (AME), Associação Gente da Gente, Educa Rap, Grupo Artista e Cultura 20 de Novembro, Associação Cultural Afro Brasileira Centro de Umbanda Sultão das Matas e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Cruz das Almas (SindCruz), além de instituições governamentais.