Na terça-feira (13), a Prefeitura de Cruz realizou a entrega oficial de materiais e deu início às atividades do Projeto Fuxico do Bem nas comunidades quilombolas da Baixa da Linha e da Vila Guaxinim. A iniciativa une o poder público e a iniciativa privada para apoiar as associações comunitárias e promover capacitação, geração de renda e valorização da cultura local por meio do artesanato.
O projeto consiste na confecção de flores de fuxico, uma técnica artesanal que reaproveita retalhos de tecidos. “A proposta do Fuxico do Bem é unir a produção artesanal à ornamentação urbana, ao mesmo tempo em que fomenta a capacitação e o empoderamento das mulheres quilombolas”, destacou a secretária de Políticas Especiais, Nádia Moura.
Desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Cruz, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, e a empresa Fábrica de Eventos, o Fuxico do Bem alia tradição e inclusão social, oferecendo cursos de costura, materiais para produção artesanal e ajuda de custo de R$ 1,00 por flor produzida. O material produzido será utilizado pela empresa na montagem de objetos decorativos.
Para a líder da comunidade da Vila Guaxinim, Miriam Barroso, o projeto representa autonomia financeira para as mulheres da comunidade. “É muito importante que a gente tenha ações como essa para o desenvolvimento do nosso quilombo. Agradeço muito por essa chance e espero que seja apenas o começo de outras iniciativas que venham fortalecer ainda mais nossa comunidade”, afirmou.