Cruz das Almas-BA

Mulheres realizam mamografias durante o primeiro dia do Rastreamento do Câncer de Mama em Cruz das Almas

Autor: ASCOM - 19/02/2024 às 13:44:33
IMG

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), iniciou na manhã desta segunda-feira (19), na Praça Senador Temístocles, o atendimento para realização de exames de mamografias em mulheres com idade de 50 a 69 anos.

Edna Cardoso, moradora do bairro da Suzana, parabenizou a iniciativa que auxilia mulheres no diagnóstico do câncer de mama. “Minha nota é dez. O atendimento está sendo maravilhoso, pessoal super educado. A facilitação do atendimento também foi muito boa, porque para a gente a saúde vem em primeiro lugar”, afirmou a moradora.

O atendimento, que faz parte do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama, é uma estratégia itinerante que visa a prevenção, a detecção precoce e o tratamento da doença. De acordo com a Secretaria de Saúde, Kaliane Ferreira, a expectativa é de atender cerca de 2 mil mulheres.

“Nosso objetivo é ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia. Nossa expectativa é que cerca de 2 mil mulheres passem aqui durante os 15 dias de ação e sejam atendidas. O intuito desse programa é também instruir as mulheres sobre o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama,” destacou.

A unidade móvel de rastreamento vai realizar exames de mamografia até o dia 06 de março, das 07h às 12h e das 13h às 18h, de segunda a sábado. Para a realização do exame, é necessário que a paciente tenha feito o agendamento prévio nas unidades de saúde do município e leve documento de identificação, cartão do SUS e requisição médica. Estão sendo oferecidos 140 exames por dia, sendo 70 pela manhã e 70 durante o período da tarde.



Compartilhe: