Mais de 7.500 alunos da rede municipal retornarão às aulas nesta segunda-feira (19) em Cruz das Almas

Autor: ASCOM - 16/02/2024 às 16:03:33

As escolas da rede municipal de Cruz das Almas já estão preparadas para receber os mais de 7.500 alunos, no início do ano letivo, marcado para a próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro. Após um período de férias, estudantes, professores e funcionários retornarão às atividades pedagógicas recebendo todo o aparato da Prefeitura de Cruz, através da Secretaria de Educação.

Cerca de 900 profissionais da rede municipal de ensino participaram da Socialização de Práticas Pedagógicas e Administrativas, buscando aprimorar o desempenho no processo de ensino e aprendizagem. Para o ano letivo de 2024, as escolas trabalharão com o tema "Afeto, Competências e Superação: a Trilha para uma Educação Inovadora", que se desdobrará ao longo do ano, reforçando o compromisso dos educadores com a construção de uma educação inovadora.

Além de toda preparação pedagógica, este ano os alunos e profissionais de Escolas: Hamilton Cerqueira, Virgildásio, Sena, Maria Peixoto e Jorge Guerra retornarão para as suas Unidades Escolares totalmente reconstruídas. Até o momento 32 Escolas já foram reconstruídas ao longo dos três anos de gestão. Outra grande novidade é a implantação do Modelo de Gestão Compartilha com a Polícia Militar na Escola CEC, que também foi reconstruída e recebeu adequações para receber o novo método de ensino.

Referência no Estado da Bahia, em Educação Inclusiva, por toda estrutura de profissionais e metodologias adotadas, este ano as Escolas inovam com a implantação de 11 salas multifuncionais, que serão utilizadas para atender mais de 600 alunos com deficiência.

Um outro importante avanço no ensino pré-escolar é a introdução da modalidade de ensino em período integral, que começa a funcionar em cinco escolas do município.

A Secretaria de Educação também vai oferecer kit de materiais escolares, mochilas, squeezes e uniformes para todos os alunos.

“Estamos conseguindo avançar muito na Educação da nossa Cruz das Almas. Nossos investimentos vão desde grandes melhorias nas estruturas físicas das Escolas, à valorização dos profissionais, à qualidade do ensino e o bem-estar dos alunos. Tenho certeza que será um ano letivo produtivo e enriquecedor,” afirmou o prefeito Ednaldo Ribeiro, que assumiu a Educação como prioridade em seu governo.