CRUZ MAIS FORTE: PROGRAMA DE FORTALECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR É ANUNCIADO PELO GOVERNO DO POVO

A prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, lançou na manhã de ontem (04), em frente ao Paço Municipal,o Programa Cruz Mais Forte. Com o objetivo de fortalecer e agregar valor para a agricultura familiar, o programa traz várias ações e busca promover o desenvolvimento e a inclusão produtiva do homem e da mulher do campo, e tem a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR)

O prefeito Orlandinho e o vice-prefeito Max Passos receberam o secretário de desenvolvimento rural do estado, Jerônimo Rodrigues e do presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias. Estiveram também presentes o Chefe-Geral da Embrapa de Cruz das Almas, Alberto Vilarinhos, da Vice-Reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Georgina Gonçalves dos Santos, de agricultores, representantes de associações e sindicatos rurais do município e da região, entre outras autoridades políticas locais e do estado. O Grupo Samba de Enxada, da Comunidade do Tuá, se apresentou na abertura do evento.

O secretário Jerônimo Rodrigues enalteceu a iniciativa do município em valorizar o homem e mulher do campo e anunciou a entrega de 50 mil mudas de palmas para alimentação animal, 12 mil mudas de fruteiras e essências florestais. Ainda falou sobre a reforma do Mercado Municipal. “Deverá sair nas próximas horas no Diário Oficial a liberação do recurso para a reforma do mercado da feira. Serão 435 mil reais de investimento do Governo do Estado”, afirmou o Jerônimo. O secretário Pedro Melo não escondeu a emoção pelo momento e ressaltou a importância das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. “Nós defendemos o campo com gente. Pra campo gente, com família, com produção, tem que chegar política pública. E por isso que o Estado está aqui. Porque é nosso parceiro no desenvolvimento das políticas públicas.” Falou Pedro.

O prefeito Orlandinho anunciou as ações que estão no Programa Cruz Mais Forte, entre elas, o cadastro ambiental (CEFIR), que já realizou 800 cadastros, o serviço de inspeção municipal, que vai garantir a qualidade e conservação dos produtos, a distribuição de sementes, distribuição de frangos de galinha caipira e ovelhas. .”O Cruz Mais Forte envolve um conjunto de políticas públicas para a agricultura familiar aqui de Cruz das Almas, que junto ou dentro tem o Projeto Recôncavo, que também vai levar ações importantes para outros territórios futuramente e outros municípios do Recôncavo e da Bahia.” Afirmou o prefeito.

Logo após os pronunciamentos, foi assinado a ordem de serviço da reforma do Mercado Municipal, da sessão de uso de dois carros-pipa, o termo de adesão para o Programa de Mecanização Rural (PROMER), ordem de serviço do Projeto Recôncavo. Na oportunidade foram entregues aos agricultores, certificados de Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) e dos cursos de capacitação do SENAR.

Por Bruno Melo        Fotos: Cristiano Peixoto (Repórter Tatu) e Paulo Galvão Filho