Prefeitura de Cruz das Almas tem garantido reajustes e benefícios aos servidores municipais

Autor: ASCOM - 23/05/2023 às 19:27:03

Os servidores públicos de Cruz das Almas, em especial das áreas de educação e saúde, têm sido contemplados pelo Governo Municipal com reajustes e benefícios criados pelo Governo Federal nos últimos anos.

Entre os benefícios, segundo a gestão, estariam a implementação do piso salarial para os agentes comunitários de saúde e endemias. Essas duas categorias tiveram seus vencimentos praticamente dobrados a partir da implementação do piso no município.

Conforme levantamento, até junho de 2022 os agentes comunitários de saúde e endemias tinham como vencimento o valor de 1.550,00. A partir de julho de 2022, com a implementação do piso salarial, passaram a receber 2.424,00. Todos os incentivos criados na lei também estão sendo garantidos.

PROFESSORES

Os professores da rede municipal de ensino de Cruz das Almas também foram contemplados com reajustes e outros benefícios. Em 2022, o Governo Municipal garantiu o reajuste de 33,34% implementado pelo Governo Federal, enquanto em 2023, reajustou os vencimentos da categoria em 14,95%.

O Governo Municipal também garantiu entre 2021 e este ano, a progressão salarial de cerca de 400 servidores municipais. Em 2021, 188 servidores foram beneficiados com a progressão salarial. Eles aguardavam o benefício desde 2018. Ano passado, 91 servidores tiveram progressão salarial e este ano outros 88 receberam o benefício.

PISO DA ENFERMAGEM

Quanto ao piso da enfermagem, o Governo Municipal aguarda a liberação do recurso pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) – órgão do Ministério da Saúde (MS), para garantir o benefício a esses profissionais.

Na última sexta-feira (dia 19), o Ministério da Saúde publicou uma nova portaria com orientações sobre o pagamento do piso da enfermagem, inclusive estabelecendo prazo de 30 dias para o início do pagamento, assim que os valores forem creditados pelo FNS.