Cruz das Almas-BA

Mais informações, menos preconceito: Encontro destaca a importância da conscientização sobre o Autismo

Autor: ASCOM - 20/04/2023 às 15:28:58
IMG

Mais informações, menos preconceito este foi o tema abordado nos dois dias de encontros, nesta quarta (19) e quinta-feira (20), realizado pela prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretarias de Educação, Saúde e Politicas Especiais, na Biblioteca Carmelito Barbosa Alves, para professores, cuidadores, familiares e formadores do Núcleo de Educação Inclusiva, para falar sobre a conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento faz parte das ações voltadas ao mês de conscientização sobre o autismo, comemorado neste mês de abril. 

“Já avançamos muito em cuidados e conscientização, temos uma equipe multidisciplinar para dar melhores condições aqueles que tem autismo, mas ainda temos muito ainda para caminhar”, destaca o prefeito Ednaldo Ribeiro. 

Para a secretária de Saúde do Município, Kaliane Ferreira, ela explica que o diálogo com as famílias ajuda no acolhimento e na criação das crianças. “É necessário falar sobre a conscientização do autismo e precisamos acolher essas crianças e essas famílias que tem filhos com alguma deficiência”, informa Kaliane. 

A secretária de Educação, Geisa Novaes, fala que todos os profissionais da educação estão sendo treinados para falar sobre a conscientização sobre o autismo. “Nesses dias de encontro nossos profissionais puderam receber informações necessárias para falar sobre o Autismo, destacamos também que este trabalho é realizado em sala de durante todo o ano”, destaca Geisa. 

A Prefeitura possui o Centro Especializado de Reabilitação (CER) onde trata de pessoas com o Transtornos do Espectro Autista, entre outros tipos de deficiência. O CER funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Além de 73 cuidadores que estão em sala de aulas, juntos com os professores, auxiliando as crianças. 


Compartilhe: