Cruz das Almas-BA

Prefeitura investe e Cruz das Almas atinge mais de 97% de cobertura da Atenção Básica em Saúde

Autor: ASCOM - 03/03/2023 às 10:24:54
IMG

Esta é a maior cobertura da atenção básica que o município já atingiu. O que significa que 97,18% da população cruzalmense hoje tem acesso aos serviços de Saúde, estando cadastrados em uma Unidade de Saúde da Família.


Em 2021, a gestão municipal encontrou o índice em 88%, conseguindo aumentar muito e a meta é chegar em 100% ainda este ano, investindo na ampliação da assistência, na melhoria da qualidade e eficiência dos serviços prestados à população. “Chegar a mais de 97% da população assistida em atendimento básico significa que estamos percorrendo um caminho certo, nós temos nos mobilizado para atender a demanda, dando todo o suporte necessário no que diz respeito a saúde da população,” explica o prefeito Ednaldo Ribeiro. 


Os dados estão registrados pelo Ministério da Saúde, que mostram que 97,18 da população de Cruz das Almas está assistida, e ainda revela um grande crescimento em relação aos anos anteriores. Em 2015 a cobertura era apenas de 69%, na gestão passada do prefeito Ednaldo, em 2016 conseguiu atingir 77% e agora bate um recorde e busca meios de ainda em 2023 chegar a ter toda a população assistida pelos serviços de Saúde do município.


“Pensar na assistência básica é dar condições para que a população tenha uma saúde de qualidade e cada vez mais a Prefeitura de Cruz das Almas tem se mobilizado para garantir isso aos cruzalmenses”, ressaltou a secretária Kaliane Ferreira.

Na última quarta-feira (1) a Prefeitura reinaugurou a Unidade de Saúde da Família Higino Gomes da Conceição, na Pumba, que atende mais de 1.800 famílias, ampliou o horário de funcionamento da Unidade, que agora passa a funcionar das 8h às 21h, o que vai permitir aumentar o número de atendimentos, dando uma assistência maior ao Conjunto Habitacional Minha Casa, Minha Vida da Pumba. Sem contar também nos Postos de Saúde da Gurunga, Poções, Boca da Mata e Caminhoá que já foram reformados e reabertos para dar atendimento a população que antes estavam desassistida. 


Compartilhe: