Ampliação do horário de atendimento para as 21h é destaque na reinauguração da USF da Pumba

Autor: ASCOM - 02/03/2023 às 07:37:53

Após passar por uma grande requalificação, a Unidade de Saúde da Família Higino Gomes da Conceição, na Pumba, foi entregue à população nessa quarta-feira (01). Além da reforma, a população local foi contemplada com a implantação do Programa Saúde na Hora, que amplia o horário de atendimento na unidade, das 8h até às 21h. Para dar início ao projeto, a unidade passou por adequações na estrutura física, ampliação da equipe, bem como, na preparação de materiais e medicamentos ofertados.

Cruz das Almas se torna pioneira e é o primeiro município da região a implantar o Programa Saúde na Hora. “Estou muito feliz em poder fazer as transformações que Cruz das Almas precisa, principalmente no que se refere a saúde. A ampliação dos serviços era um desejo antigo da comunidade e, agora, se tornou realidade. Não bastava só ampliar o horário dos atendimentos, era preciso dar todas as condições necessárias para que o projeto fosse implementado, e assim nós fizemos. Estamos entregando uma unidade totalmente reformada e com maior qualidade nos serviços de Atenção Primária a Saúde”, ressaltou o prefeito, Ednaldo Ribeiro. Ele afirma ainda que outras duas unidades de saúde receberão o programa nos próximos meses.

O Programa Saúde na Hora é uma inovação para a Saúde da Família, pois estende o horário de funcionamento da unidade durante um determinado período. "Vamos funcionar das 8h da manhã até às 21h, impactando diretamente no número de atendimentos, aumentando a oferta de consultas de pré-natal, vacinação, preventivo, atendimento médico, entre outros serviços. A USF funciona o dia todo e nós vamos trabalhar para melhorar, ainda mais, os serviços prestados. É o compromisso com a Saúde e com a população", afirmou a secretária de Saúde, Kaliane Ferreira.

Para atender as mais de 1.800 famílias, a USF da Pumba conta atualmente com uma equipe composta por duas médicas, duas enfermeiras, três técnicos de enfermagem, um dentista, além de toda a equipe de apoio, como serviços gerais e os agentes de Saúde e Endemias. Antes da implementação do programa, eram realizados cerca de 100 atendimentos diariamente na unidade. A expectativa é que esse número aumente expressivamente.

“Estamos muito felizes com a reforma e a ampliação dos nossos serviços, pois quem ganha é a população. A unidade está de cara nova e nós retomamos os atendimentos já com o Programa Saúde na Hora, que veio para facilitar o acesso dos moradores daqui aos serviços básicos de saúde”, destacou a enfermeira e coordenadora da unidade, Geizy Souza.

Além da Pumba, a Prefeitura já reformou e entregou os Postos de Saúde da Gurunga, Poções, Boca da Mata e Caminhoá.