Serviço de Assistência Técnica tem mudado a vida de agricultores do Município

Autor: ASCOM - 18/01/2023 às 19:29:21

Um dos serviços prestados pela Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, é o de assistência técnica para agricultores e agricultoras do Município. Serviços como: dicas sobre conservação e manejo de solo e água; preparo, correção e adubação do solo; irrigação; incentivo à diminuição do uso de agrotóxicos e utilização de produtos alternativos naturais, saúde do trabalhador e sustentabilidade ambiental, são oferecidos através da Assistência Técnica e Extensão Rural, do Departamento de Desenvolvimento Rural. Além disso, os produtores são orientados, também, sobre manejo integrado de pragas.

Foi esse auxílio que ajudou Vagner, um pequeno produtor da Comunidade do Araçá, a seguir com a sua citricultura, voltada ao cultivo e plantação de frutas cítricas. “Há um tempo, eu quase desisti da minha produção, por conta de uma praga que tomou conta dos frutos e quase acabou com tudo. Eu procurei a Secretaria de Agricultura, recebi todo o suporte deles, consegui superar as dificuldades e salvar a produção", lembra Vagner, de 42 anos.

O resultado do trabalho de assistência, por parte da Secretaria junto ao agricultor, pode ser visto em todos os cantos da propriedade. “A citricultura é uma atividade agrícola de grande relevância. Nós passamos três meses tratando e cuidando da produção de Vagner, fizemos o trabalho de análise da área, manejo do solo e inspeção de pragas e doenças. Hoje o resultado pode ser visto por todos, uma plantação saudável e que vem rendendo bons frutos”, ressaltou André Leal, técnico em agropecuária.

Para auxiliar os agricultores familiares de Cruz das Almas, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Rebouças, faz visitas para acompanhar de perto o trabalho realizado pela equipe da SEAMA ATER nas propriedades rurais. “A agricultura familiar tem um papel de destaque na produção de alimentos, na geração de renda e deve ser fortalecida. Nós vamos seguir com o trabalhando e estimulando o desenvolvimento rural”.