Biblioteca Municipal recebeu a 7º Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente nesta terça-feira

Autor: ASCOM - 29/11/2022 às 16:56:16

A Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves sediou, nesta terça-feira (29), a 7° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social. O encontro tinha como objetivo, promover discussões e mobilização social sobre os reflexos da pandemia da covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias, para assim, construir propostas, ações e políticas públicas que visem garantir os seus direitos no contexto pandêmico e pós pandemia.

A programação aconteceu durante todo o dia e os presentes puderam acompanhar uma palestra sobre: A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da covid-19: violações e vulnerabilidade, ações necessárias na reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade. “Hoje foi dia de discutir políticas públicas para nossas crianças e adolescentes a nível municipal, estadual e nacional. Um momento muito importante, principalmente neste momento que estamos vivendo. Assegurar o direito dessas crianças e adolescentes, além de promover discussões que melhorarem a condição de vida delas, é o nosso objetivo principal. Estou muito feliz em ver esse auditório lotado”, destaca Sozemiria Bispo, secretária do Trabalho e Assistência Social.

Além da palestra, foram feitas discussões sobre eixos temáticos, trazidos pela comissão organizadora, encaminhamento de propostas e eleição de delegados titulares. O momento contou ainda com apresentações culturais de alunos e de associações. “Esse momento foi muito aguardado por todos e a participação dos estudantes e da sociedade civil é muito importante. Falar sobre os direitos de crianças e adolescentes é falar sobre humanidade”, pontua a presidente do CMDCA, Suely Góes.

Participaram da conferência representantes da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, do CMDCA, do Ministério Público da Bahia, conselheiros tutelares, alunos da rede municipal de ensino, da sociedade civil e associações.