Prefeitura de Cruz das Almas divulga programação especial para o Novembro Negro

Autor: ASCOM - 27/10/2022 às 16:51:36

A Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria de Políticas Especiais, está com tudo pronto para uma série de ações no Novembro Negro, o mês da consciência negra, voltado para discussões sobre desigualdade racial e o combate ao racismo, em todas as suas formas. Com o tema: Eu Sou Porque Nós Somos, a programação conta com palestras, cursos, rodas de conversa, desfile, apresentações e manifestações culturais, e muito mais! Este ano, a Secretaria estará com um estande montado na ExpoCruz, que acontece de 17 a 20 de novembro na Praça Senador Temístocles. A novidade promete movimentar, ainda mais, as atividades e alcançar um maior número de pessoas.

A programação do Novembro Negro começa na próxima terça-feira (01), com a abertura na Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, às 8h30. O momento vai contar com a presença de autoridades, colaboradores e do público em geral, que vão poder assistir a uma palestra sobre a importância do Novembro Negro. No dia 17 será inaugurado o estande na ExpoCruz, com o Cine Negro e um Curso de Designer de Sobrancelha. Nos demais dias, serão realizadas oficinas, palestras e apresentações culturais. No domingo (20), Dia da Consciência Negra e último dia da exposição, vai acontecer o tradicional Desfile da Beleza Negra, às 10h, além de apresentação de grupos de capoeiras e atrações musicais.

O encerramento acontece no dia 30 de novembro com a conclusão do Curso de Corte e Costura na Associação das Piabas, que será finalizado com um desfile de 10 alunas, que irão desfilar com as peças de roupas que elas mesmas produziram.

“Esse mês de novembro vem cheio de atividades e a gente preparou tudo com muito empenho, para trazer temas e debates que reforcem a importância do combate ao racismo e a valorização da cultura afro-brasileira”, destaca Denize Silva, secretária de Políticas Especiais.

Confira a programação completa:

01/11

Abertura – Novembro Negro

Hoário: 8h30

Palestra sobre a importância do Novembro Negro - Eu sou porque nós somos!

03/11

CAPACITA SINAPIR

Capacitação de Políticas Públicas – participantes: representantes de secretarias e do Conselho de Reparação Racial.

Horário: 8h às 12h e das 14h às 17h

Local: Biblioteca Municipal

04/11

CAPACITA SINAPIR

Capacitação de Políticas Públicas - participantes: representantes de  secretarias e do Conselho de Reparação Racial.

Horário: 08h às 12h e das 14h às 17h

Local: Biblioteca Municipal

07/11

Visita às Escolas do fundamental II - Departamento da Juventude

08/11

Visita às Escolas do fundamental II - Departamento da Juventude

09/11

Início das inscrições do Desfile Beleza Negra – no site da Prefeitura

Datas: 09, 10 e 11 de novembro

Cine Afro: Documentário Negro lá, Negro cá

Local: Escola Jorge Guerra – manhã

Centro Educacional Cruzalmense – tarde

12/11

Dia do Hip-Hop

17/11

Stand na Expocruz da Secretaria de Políticas Especiais – Departamento Reparação Racial

Cine Afro: Documentário Negro lá, Negro cá (pela manhã)

Curso de Designer de Sobrancelha

Horário: das 14h às 16h (20 vagas disponíveis)

18/11

Trancista

Horário: das 9h às 11h (20 vagas disponíveis)

Horário: 14h às 18h – UFRB

19/11

Stand na Expocruz da Secretaria de Políticas Especiais – Departamento de Reparação Racial.

Oficina de Cuidados com a Pele

Trancista

20/11

Abertura com apresentação de grupos de capoeira

Realização do Desfile da Beleza Negra

Apresentações Culturais

22/11

Roda de conversa sobre preconceito racial

Palestrante: Diana

Local: Colégio 29 de julho ou Augusto Eugênio

23/11

Live: Lutar contra o racismo é fazer justiça!

Palestrante: Delegado da Polícia Civil, Vannir Fernandes

Plataforma: Instagram da Prefeitura

28/11

Palestra do Nasf

29/11

Palestra: Intolerância religiosa é crime de ódio!

Local: Biblioteca

Palestrante: Benedito Paiva