Prefeitura lança grade oficial do São João de Cruz das Almas 2022

A saudade das tradicionais festas juninas já tem data marcada para acabar. A época mais feliz do ano se aproxima e a alegria está voltando para Cruz das Almas. Na noite desta sexta-feira (29), a Prefeitura Municipal realizou o lançamento da grade oficial de atrações do Melhor São João da Bahia em um evento na Vibe, uma casa de show da cidade, com a presença de artistas, empresários, imprensa e autoridades locais.

Durante o lançamento, foram anunciados detalhes sobre a festa, que este ano será transferida para um novo local no bairro da Coplan. Com uma megaestrutura para receber as melhores atrações, o São João de Cruz 2022 acontecerá entre 22 e 26 de junho no entorno da antiga estação ferroviária, na Avenida Getúlio Vargas.

A programação do circuito principal inclui grandes nomes do cenário nacional e também bandas e artistas locais, valorizando a tradição junina e a cultura cruzalmense. Entre as atrações confirmadas estão Wesley Safadão, Maiara & Maraisa e Tarcísio do Acordeon. O evento de lançamento contou com a participação especial de Rasga Tanga, João Júnior, Danniel Vieira, Paulinha Oliveira, Kart Love, Alcymar Monteiro e Acarajé com Camarão.

Novo espaço do São João

De acordo com o prefeito Ednaldo Ribeiro, o projeto do novo espaço na Coplan foi idealizado para receber as pessoas com tranquilidade, em um ambiente amplo e com condições de acolher a todos. “Depois de dois anos impossibilitados de comemorar as festas juninas, estamos voltando trazendo um novo conceito para a festa. O São João de Cruz cresceu e vai trazer muitas novidades”, garantiu o gestor.

Batizado de Circuito Luiz Gonzaga, o espaço tem cerca de 20 mil metros quadrados e capacidade de lotação de aproximadamente 80 mil pessoas. Serão dois palcos no local, com barracas de bebidas ao redor de toda área de shows, vila junina com praça de alimentação, comidas típicas e food trucks.

A organização da festa também reforçou a segurança do São João de Cruz. O circuito será fechado e contará com 4 entradas monitoradas com detectores de metal e sistema de videomonitoramento, além da ampliação no número de agentes e equipes de segurança pública e privada.

Fortalecimento da economia

Além da importância cultural, o período junino movimenta milhões de reais na economia das cidades do interior, gerando emprego e renda para a população local. Considerando os meses que antecedem o São João e toda a preparação, estima-se que são abertos 5 mil postos temporários diretos e indiretos em Cruz das Almas.

O investimento nos festejos é essencial para o município atrair recursos em todos os setores da economia local, incluindo o comércio de atacado e varejo, os serviços e toda a cadeia de negócios ligada ao turismo, como restaurantes, pousadas e bares. "Estimamos que o São João movimente mais de 20 milhões de reais na cidade neste ano. É dinheiro que vem de fora e contribui para uma renda extra para os cruzalmenses”, explicou Ednaldo.

Quem também se beneficia com a realização da festa são os pequenos produtores locais. A agricultura familiar garante praticamente todo o escoamento de sua produção. Além disso, serão mais de 200 trabalhadores ambulantes, que faturam uma receita que sustenta as despesas de suas famílias por vários meses. O credenciamento das barracas está previsto para iniciar a partir do dia 10 de maio.

Festas tradicionais

Chega de chorar de saudade de nossas tradições! Prepare seu coração porque festança boa não vai faltar em Cruz das Almas durante todo o período junino. Para aguardar a chegada do mês de junho, os festejos começam já na noite do dia 31 de maio com a Alvorada da Rua Rio Branco.

Depois, no dia 12 de junho, os casais têm encontro marcado no Forró dos Namorados, na Praça Senador Temístocles. Também na praça central da cidade, acontecerá o querido Arraiá do Laranjinha nos dias 19 e 20 de junho, com a participação de quadrilhas juninas e dos estudantes de escolas públicas e privadas.

A alegria vai ficar completa com o novo São João de Cruz, entre 22 e 26 de junho. O palco principal do Circuito Luiz Gonzaga terá shows de Wesley Safadão, Tarcísio do Acordeon, Adelmario Coelho, Solange Almeida, Maiara & Maraisa, Tayrone, Simone & Simaria, Amado Batista, Dorgival Dantas, Alcymar Monteiro, além de outros artistas e bandas cruzalmenses. O público também poderá curtir atrações locais em um circuito alternativo que será instalado na Praça Senador Temístocles.

Além do nosso tradicional arraiá, a Terra do Melhor São João da Bahia terá ainda muito forró com os arrastões populares e blocos de rua e festas particulares. Os festejos oficiais encerram com a comemoração do São Pedro no Casamento do Seleão nos dias 02 e 03 de julho.

PROGRAMAÇÃO JUNINA DA TERRA DO MELHOR SÃO JOÃO DA BAHIA – CRUZ DAS ALMAS

Dia 31 de maio