Março Mulher: Elas em destaque

No Paço Municipal de Cruz das Almas, a Chefe de Gabinete, Denize Silva, sempre deixa a porta de sua sala aberta, como um sinal de hospitalidade. Para ela, as pessoas merecem ser bem atendidas quando buscam o serviço público.

“O meu trabalho é muito voltado para o público. Eu prezo muito pelo bom atendimento às pessoas. A gente está aqui à disposição do povo. Se eu gosto de chegar aos lugares e ser bem tratada, preciso oferecer o mesmo para quem vem aqui”, explica.

Moradora do bairro Ana Lúcia, ela sempre estudou em escolas públicas. Passou algum tempo em Feira de Santana e em Salvador para buscar o tão sonhado Ensino Superior. Porém, mesmo com o diploma, continua na busca por mais conhecimento e qualificação profissional. Atualmente, está em um curso de pós-graduação.

Com formação em Gestão Pública, a missão de Denize é assessorar o prefeito em todas as funções e projetos e coordenar as atividades. Todas as ações do Governo precisam passar pelo Gabinete. Além de atender a população, a rotina envolve gerenciar os emails e lidar com um grande volume de informações importantes.

Diariamente, novas demandas e solicitações precisam ser cumpridas. Para a gestora, mesmo com anos de experiência em funções de administração e gerência, estar em um cargo na linha de frente da Prefeitura é um aprendizado constante.

Por se reconhecer como uma mulher negra, Denize é consciente da importância de discutir a pauta racial e de gênero, principalmente no mercado de trabalho. Embora o debate tenha avançado no município e na sociedade em geral, a discriminação ainda é um problema que interfere nos cargos e nas remunerações.

“A gente precisa ter mais discussões sobre a questão racial para quebrar esse preconceito de cor que ainda existe. Debater o ser mulher e ser mulher negra e de periferia. Há muitas pessoas de bem e mulheres empoderadas na periferia, independente de serem brancas ou negras”, argumenta.

Para ela, as mulheres ficaram muito tempo com a voz calada por não terem espaço. É por isso esse desejo de gritar por mais oportunidades, de colocar para fora o potencial que existe dentro de todas. Nesse sentido, as empresas e o poder público devem buscar ações para inserir e valorizar a mão de obra feminina.

Dessa forma, com o incentivo de políticas públicas, cada vez mais as mulheres poderão alcançar funções de liderança em todas as áreas. “Muitas vezes, a mulher é vista no mercado de trabalho como segunda ou terceira opção. O cenário está mudando aos pouquinhos. Ainda falta muito, mas vamos lutar para ocupar o nosso espaço”, afirma a Chefe de Gabinete.

Nesse contexto, a biografia de uma das empresárias mais influentes do mundo, a paulistana Rachel Maia, é inspiração para a gestora cruzalmense. Ela é uma mulher negra que cresceu na periferia de São Paulo, buscou conhecimento e se tornou presidente de uma grande multinacional.

São histórias como essa, de pessoas que vencem as adversidades e alcançam sucesso através do trabalho e do estudo, que motivam Denize. A exemplo de sua mãe, Dinalva, que trabalhou por 27 anos como cozinheira na Santa Casa de Misericórdia para sustentar a família e criar os cinco filhos. Ou seu irmão mais velho, Denivaldo, que sofreu preconceito e teve de superar as dificuldades para realizar o sonho do Ensino Superior. Hoje, ele é advogado e economista.

Por tudo isso, Denize tem muita fé na vida e não deixa de imaginar um futuro mais inclusivo, com mais oportunidades para todos. “Eu acredito no ser humano, nas pessoas. A gente não pode ficar desacreditada. Podemos construir um mundo melhor se apostarmos um no outro”, assegura.