Prefeitura, Santa Casa e Governo do Estado reabrem Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso em Cruz das Almas

Um sonho cruzalmense, um compromisso do Governo do Povo: o Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso – Santa Casa de Misericórdia – foi reaberto neste sábado (11). A unidade hospitalar teve suas portas fechadas em julho de 2014. Foram dois anos e oito meses de sofrimento para a população de Cruz das Almas e região. Mas, com apenas 70 dias, o Governo do Povo vem devolver a dignidade ao serviço público de saúde do nosso município.

O Governador Rui Costa destacou a importância da Unidade e garantiu novos investimentos na área. “Nós temos que montar uma estrutura regional, que dê dignidade ao povo. E este Hospital, Orlandinho, obviamente atenderá a população de Cruz das Almas, mas o objetivo dele é, também, atender os outros municípios da região. Pra se somar ao Hospital de Santo Antonio de Jesus, dividindo as demandas. Estamos hoje colocando pra funcionar 70 leitos, e tenho um compromisso aqui com Natanael, o secretário Fábio Vilas-Boas, pra gente, num prazo que vai depender do esforço da Santa Casa na reforma que precisa ser feita na área, pra que se instale aqui 10 leitos de UTI Neonatal e mais 15 leitos de semi-intensiva para atender as parturientes e os bebês que nascerão aqui. E para aumentar a provocação, no dia que ficar pronta, eu dou os equipamentos para UTI pra gente poder abrir mais rápido”, disse o Governador.

Orlandinho fez um discurso de agradecimento pela importância que o município volta a ter no cenário regional: “Esta unidade tem importância quase secular, cerca de 70 anos servindo a população de Cruz das Almas. Este momento aqui, Governador, simboliza o esforço do Governo do Estado da Bahia para melhorar as condições de saúde pública da população de Cruz das Almas e do Recôncavo. O senhor que já esteve conosco na Casa Civil, junto com o ex-governador Jaques Vagner, o ex-presidente Lula, ajudando a trazer a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), ajudando a trazer a SAMU, ajudando a trazer a UPA, ajudando a trazer o Saneamento Básico para Cruz das Almas, o Senhor hoje está consolidando uma grande vitória da região do Recôncavo, e eu quero fazer este agradecimento especial”, declarou o prefeito.

Com esta ação envolvendo a Prefeitura Municipal, a Irmandade da Santa Casa e o Governo do Estado, o Governo do Povo, garante à população a retomada dos serviços de Obstetrícia (parto normal e Cesário), Internamento de Clínica Médica (adultos e pediatria), Cirurgias Eletivas, dentre outros, que serão oferecidos pelo Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso. Os serviços de Urgência e Emergência continuarão sendo atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e o IPER passará por uma reestruturação e será transformado em uma clinica médica de reabilitação.