Missão dos Prefeitos Empreendedores

Representando o prefeito Orlandinho, que fez questão de participar com os professores da Jornada Pedagógica, o secretário de Planejamento, Felipe Viveiros, participou da Missão dos Prefeitos do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriça, que aconteceu nos dias 20 e 21 de fevereiro, no Oeste de Santa Catarina. Organizada pelo SEBRAE, a ação tem como objetivo discutir ideias inovadoras de cooperativismo e associativismo, que transformaram Chapecó - SC em uma cidade polo de desenvolvimento industrial do país, que se destacam pela estrutura e funcionamento da administração. Focando as ações que foram implantadas, voltadas para os pequenos negócios, e orientação de como elas podem ser incorporadas na Bahia.

Na programação, os gestores conheceram as parcerias entre os municípios catarinenses, como Chapecó, Pinhalzinho e Itapiranga, e participam de atividades de visitas aos Consórcios Intermunicipais de Saúde, Educação e Compras Públicas e ao Consórcio Internacional de Desenvolvimento Urbano do Oeste Catarinense, Argentina e Paraguai, além de conhecerem os trabalhos associativos que geram dinâmica econômica na região.

A região visitada pelos representantes dos municípios passou a ser referência em boa administração por promover ações colaborativas através de consórcios intermunicipais, de forma que os municípios passaram a firmar parcerias entre si para dividir custos e, com isso, conseguir melhorar a qualidade dos serviços de saúde, infraestrutura e segurança alimentar. O planejamento estratégico para compartilhar ideias e processos atraíram investimentos e fortaleceram o empreendedorismo local.