Cruz das Almas-BA
Página Inicial Secretarias Trabalho e Assistência Social

Trabalho e Assistência Social

Trabalho e Assistência Social

Ivana Guerra

E-mail: setras@cruzdasalmas.ba.gov.br

Telefone: 0800 000 3261

Funcionamento: 08:00 hrs às 12:00 das 14:00 ás 17:00

Endereço: Rua Rubens de Oliveira Santos, 85, Lauro Passos


Finalidade e competência

A ASSISTÊNCIA SOCIAL

É uma política pública, um direito de todo cidadão que dela necessitar. Ela está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Com um modelo de gestão participativa, o Suas articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social.


SERVIÇOS E PROGRAMAS

A política de assistência social oferece um conjunto de serviços para garantir que o cidadão não fique desamparado quando ocorram situações inesperadas, nas quais a sua capacidade de acessar direitos sociais fica comprometida.Essas situações podem estar relacionadas à idade da pessoa, ou quando algum membro da família depende de cuidados especiais, se envolve com drogas ou álcool, perde o emprego, se envolve em situações de violência, os membros da família se distanciam ou quando há algum desastre natural na comunidade.


Serviços

UNIDADES DE ATENDIMENTO


Assistência Social conta com uma extensa rede de unidades públicas, que realiza atendimentos para pessoas ou grupos de crianças, de jovens, de mulheres, idosos, pessoas com deficiência e outros. As unidades da Assistência Social são:


CRAS Centro de Referência de Assistência Social;

SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS: Piaba, Toquinha, Rio Branco e Bom Viver;

CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social;

CADASTRO ÚNICO- unidade de atendimento do Programa Bolsa família.


BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS


Os benefícios assistenciais fazem parte da política de Assistência Social e são um direito do cidadão e dever do Estado. Esses benefícios são divididos em duas modalidades: o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e os Benefícios Eventuais. Além deles, a política contempla ainda a Carteira do Idoso, documento que garante à pessoa idosa acesso a passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário gratuitas ou com desconto de, no mínimo, 50%, de acordo com o Estatuto do Idoso.


PRINCIPAIS AÇÕES


Concessão de benefício eventual, auxílio funeral, auxílio alimentação, auxílio aluguel social, auxílio enxoval;


Cadastro e atualização cadastral para acesso ao Bolsa Família;


LISTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO


CRAS: (75) 3621-5552

CREAS (75)3621-1875

CAD ÚNICO (75) 3621- 4842

SETRAS: (75) 3621-4842

CONSELHO TUTELAR (75) 3621-7318/ PLANTÃO: (75) 98824-3888


Equipe



Listar todas as Secretarias